Buscar

A FORTALEZA DE FORTALEZINHA

Nov 09 2011

A FORTALEZA DE FORTALEZINHA

Na Ilha de Maindeua, está a pequena comunidade de Fortalezinha, município de Maracanã – Pará – Amazônia – Brasil; onde o único transporte terrestre ainda é a carroça. Ali, fazer a roda girar em 11 de 11 de 2011, com a presença dos Mestres da cultura popular de Maracanã/PA, Pedro de Assis (Papo Fundo) e Manoel Roque (Roque Santeiro); da marajoara Ionete Gama (Dona Onete), pessoas da comunidade e da capital paraense, fez todo o sentido para o que estava previsto para esse dia.

Espiritualistas de várias tradições no mundo, anunciavam esta data, para a abertura de um grande portal para a mudança de consciência no planeta Terra, rumo à paz. Nesta ilha de pescadores, se tem a impressão que esse portal está aberto desde sempre. É um daqueles lugares, onde as coisas se movem numa dinâmica diferente; é fácil enxergar beleza em quase tudo. Entramos na calma das horas que custam a passar, sentimos a expansão do nosso centro cardíaco e podemos experimentar o sentimento de unidade consigo e com o outro.

A mestra natureza começa o dia explicando o que é esse portal logo ao amanhecer. O nascer do Sol, se levanta do mar, mas começa a se revelar muito antes, bem no meio do céu transitando entre o índigo da noite, o alaranjado da madrugada e o azul da manhã. Depois os mistérios da noite ficam por conta da Deusa Lua de um dourado tamanho, vista num lapso de simultaneidade com o Sol – ambos na mesma extensão; tão perto da gente, que é quase possível tocá-la. A “aula[1]espetáculo”, acontece todos os dias, mas poucos, muito de nós criamos tempo e oportunidade para participar.

As aulas seguem com os mestres e a mestra de tradição da cultura popular. Eles cantam, contam histórias, falam na linguagem cabocla, com a expressão profunda de uma vida que emana autenticidade e integridade. As composições de carimbós, bangüês, lundus e folias; os toques e ritmos de tambores, maracas e banjos, ensinam com especial sabedoria e beleza sobre amor; pensamentos e sentimentos livres de rivalidades e mágoas que só criam separação…

0 Comentários
Compartilhar
Sem Comentários

Comentar